As peculiaridades processuais das ações de responsabilidade civil propostas contra o Estado
Resumo
Para uma completa compreensão do tema da responsabilidade civil do Estado, é necessário que se busque, no campo do direito processual civil, esclarecimentos acerca das peculiaridades que envolvem as ações judiciais em que se discute o tema mencionado. A mera presença do Ente Político na relação jurídica processual altera sobremaneira a dinâmica da matéria, trazendo novas nuances a assuntos como foro competente, direito de regresso, revelia, denunciação da lide, recursos, execução, dentre outros, cujo estudo se mostra indispensável a todos os operadores do Direito. Nesse breve estudo, partindo do método indutivo, serão analisadas as mais importantes peculiaridades que dizem respeito à processualística nas ações de responsabilidade civil do Estado para, ao final, concluir-se pela relevância e coerência de tais aspectos para a aplicabilidade prática da matéria.
Referências bibliográficas:
ALVIM, José Manoel de Arruda. Código de Processo Civil comentado. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1976.
BRUNINI, Weida Zancaner. Da responsabilidade extracontratual da Administração Pública. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1981.
CAHALI, Yussef Said. Responsabilidade civil do Estado. 3. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007.
CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de direito administrativo. 21. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009.
CHIMENTI, Ricardo Cunha. Teoria e Prática dos Juizados Especiais Cíveis Estaduais e Federais. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito administrativo. 22. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
MEIRELLES, Hely Lopes. Direito administrativo brasileiro. 28. ed. São Paulo: Malheiros, 2003.
REALE, Miguel. Lições preliminares de Direito. 27. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.
SANTOS, Fernanda Marinela de Sousa. Servidores públicos, Niterói: Impetus, 2010.
WILLEMAN, Flávio de Araújo. Prescrição da Ações Indenizatórias contra o Poder Público e o Código Civil de 2002. In: Revista da EMERJ, v. 12, nº 47, 2009, p. 197-214.