Promoção da Igualdade de Género na Publicidade

Abordagem Comparada de Direito Luso-Brasileiro

  • Ana Clara Azevedo de Amorim

Resumo

Face ao impacto sociocultural da comunicação comercial, o presente trabalho visa analisar a promoção da igualdade de género nos ordenamentos jurídicos português e brasileiro, nomeadamente no que se refere aos mecanismos sancionatórios da publicidade sexista. Trata-se de um estudo qualitativo, assente no levantamento bibliográfico e legislativo, bem como na análise detalhada de decisões dos organismos de autorregulação competentes, tanto em Portugal como no Brasil. Conclui-se que o contributo do direito da publicidade não parece estar dependente de qualquer alteração legislativa, bastando que se reequacione o fundamento axiológico de algumas restrições ao conteúdo das mensagens e que se reconheça a importância da tutela dos destinatários, independentemente de uma decisão de transação. Os sistemas de autodisciplina encontram-se atualmente em condições privilegiadas para promover a igualdade de género na comunicação comercial, dada a flexibilidade na abordagem de situações em constante mutação e dotadas de uma complexidade crescente.

Publicado
Jun 17, 2024
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AMORIM, Ana Clara Azevedo de. Promoção da Igualdade de Género na Publicidade. Revista Amagis Jurídica, [S.l.], v. 15, n. 3, p. 15-47, jun. 2024. ISSN 2674-8908. Disponível em: <https://revista.amagis.com.br/index.php/amagis-juridica/article/view/357>. Acesso em: 04 out. 2024.
Seção
Artigos