A teoria da metamorfose do ciclo da prova na construção da decisão judicial
reflexões sobre o instituto da prova nas procedimentalidades do CPC de 1973 e do projeto do novo Código de Processo Civil
Resumo
O presente artigo envolve uma reflexão sobre o instituto jurídico da prova na construção de decisão judicial, numa releitura dos artigos 130 e 131 do atual CPC, dentre outros, iluminada pela teoria do ciclo da metamorfose da prova. Destaca-se a relevância do respeito à construção compartilhada da cognição na estrutura procedimental, refletindo sobre um conteúdo constitucionalizado do princípio dispositivo, da iniciativa probatória do julgador e dos sistemas de apreciação das provas. Ressaltam-se, ainda, as técnicas de valoração e valorização da prova por ocasião da redação da sentença, no sentido de que o comando da prova não deve ficar na exclusiva sensibilidade do julgador, como fruto do acolhimento da teoria discursiva do direito.
Referências bibliográficas:
CALDAS FERNANDES, Sérgio Henrique Cordeiro – A Motivação das Decisões Judiciais nos Tempos do Processo Eletrônico – Amagis Jurídica – Jul. a Dez. 2010, p. 156.
CARNELUTTI. La Prueba Civil. Buenos Aires. Depalma, 1982. p. 44-45. Tradução de Niceto - Alcalá Zamora.
CRUZ e TUCCI, José Rogério: Garantais Constitucionais da Publicidade dos Atos Processuais e da Motivação das Decisões no Projeto do CPC. Revista Magister de Direito Civil e Processual Civil, nº 40, p. 69.
GONÇALVES, Aroldo Plínio – Técnica Processual e Teoria do Processo, RJ: Editora AIDE, p. 180 – 1977.
FAZZALARI, Elio. Instituições de Direito Processual Civil. Tradução: Elaine Nassif.Campinas-SP – ed. Bookseller, 2006, p. 118-119.
LEAL, Rosemiro Pereira. Teoria Geral do Processo: primeiros estudos. 3. ed. Porto Alegre: Síntese, 2000.
LEAL, Rosemiro Pereira. A Prova na Teoria do Processo Contemporêneo: Temas Atuais do Direito Processual Civil. ed.Belo Horizonte: Del Rey, 2001, p. 348.
LEAL, Rosemiro Pereira. Teoria Processual da Decisão Jurídica, Landy Editora - página 147.
PENNA, Saulo Versiani: Juiz e Ética. Amagis Jurídica. Julho a Dezembro, 2010, ed. Belo Horizonte – Del Rey, p. 130-131.