A sociedade empresária como destinatária de produtos e serviços

ainda em busca de uma definição com o auxílio de conceitos econômicos

  • Mateus Bicalho de Melo Chavinho

Resumo

O presente artigo tem como finalidade dissertar sobre as dificuldades de se buscar um conceito jurídico da sociedade empresária como consumidora, assim considerado em seu sentido estrito, tratado no caput do art. 2º da Lei n. 8.078, de 11 de setembro de 1990. Além disso, o artigo trata das correntes finalista e maximalista que se formaram, bem como das divergências doutrinárias a respeito do tema. Finalmente, após defender a necessidade do auxílio da própria Ciência Econômica para enriquecer o estudo do tema, são expostos dois casos já enfrentados pelo Superior Tribunal de Justiça envolvendo a problemática enfrentada.


Referências bibliográficas:


BOURGOIGNIE, Thierry. O Conceito Jurídico de Consumidor. Revista de Direito do Consumidor. São Paulo, n. 2, p. 7-52, jul. 1992.


CLARK, Giovani. A Proteção do Consumidor e o Direito Econômico. 1. ed. Belo Horizonte: Interlivros Jurídica, 1994. 159 p.


COELHO, Fábio Ulhoa. A compra e venda, os empresários e o Código do Consumidor. Revista de Direito do Consumidor. São Paulo, n. 3, p. 36-44, set. 1992.


COELHO, Fábio Ulhoa. Manual de Direito Comercial. 11. ed. São Paulo: Saraiva, 1999. 478 p.


COELHO, Fábio Ulhoa. O Empresário e os Direitos do Consumidor. São Paulo: Saraiva, 1994. 309 p.


FARJAT, Gérard. A noção de Direito Econômico. Revista de Direito do Consumidor. São Paulo, n. 19, p. 25-68, jul. 1996.


GOUVÊA, Marcos Maselli. O Conceito de Consumidor e a Questão da Empresa como “Destinatário Final”. Revista de Direito do Consumidor. São Paulo, n. 23-24, p. 187-193, jul. 1997.


GRINOVER, Ada Pellegrini et al. Código Brasileiro de Defesa do Consumidor: comentado pelos autores do anteprojeto. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 1998. 912 p.


GUSMÃO, Paulo Dourado de. Introdução ao Estudo do Direito. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1978. 539 p.


MARINS, James. Responsabilidade da Empresa pelo Fato do Produto. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1993. 194 p.


MARQUES, Cláudia Lima. Contratos no Código de Defesa do Consumidor. 3. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1999. 668 p.


ROCHA FILHO, José Maria. Curso de Direito Comercial. Belo Horizonte: Del Rey, 2000. 319 p.


SOUZA, Washington Peluso Albino de. Primeiras Linhas de Direito Econômico. 3. ed. São Paulo: LTr, 1994. 488 p.

Publicado
Ago 8, 2019
##submission.howToCite##
BICALHO DE MELO CHAVINHO, Mateus. A sociedade empresária como destinatária de produtos e serviços. Revista Amagis Jurídica, [S.l.], n. 8, p. 117-144, ago. 2019. ISSN 2674-8908. Disponível em: <https://revista.amagis.com.br/index.php/amagis-juridica/article/view/133>. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos