Tendências do atual Direito Civil
Resumo
A ciência jurídica passa por profundas modificações que espelham o desenvolvimento da sociedade atual, sendo que o Direito Civil tradicional, de índole essencialmente patrimonialista, fundado na propriedade, no contrato e na herança, cede espaço para uma nova concepção por meio da releitura baseada na Constituição Federal de 1988, o que gerou os fenômenos denominados constitucionalização, repersonalização e descodificação desse ramo do direito.
Referências bibliográficas:
ALVES, Alexandre Ferreira de Assumpção. A personalidade jurídica e os direitos da personalidade. Rio de Janeiro: Renovar, 1998.
GOMES, Orlando. Introdução ao Direito Civil.11.ed. Rio de Janeiro: Forense, 1996.
LIMA, Taisa Maria Macena de. O contrato no Código Civil de 2002: função social e principiologia.Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, Belo Horizonte, 37 (67).jan./jun. 2003.
LÔBO, Paulo Luiz Netto. Constitucionalização do Direito Civil.In:NAVES, Bruno Torquato de Oliveira; FIUZA, César; SÁ, Maria de Fátima Freire de (Coords.).Direito Civil: atualidades.Belo Horizonte: Del Rey, 2003.
LORENZETTI, Ricardo Luis. Fundamentos de direito privado. Trad. Vera Maria Jacob de Fradera. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1998.
MELGARÉ, Plínio. A Jus-Humanização das Relações Privadas: para além da constitucionalização do Direito Privado.Revista Trimestral de Direito Civil, Rio de Janeiro, v. 19, jul./set. 2004.
PERLINGIERI, Pietro. Perfis do Direito Civil: Introdução ao Direito Civil Constitucional. Trad. Maria Cristina de Cicco. 2.ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2002.
TEPEDINO, Gustavo. A constitucionalização do direito civil: perspectivas interpretativas diante do novo código.In:NAVES, Bruno Torquato de Oliveira; FIUZA, César; SÁ, Maria de Fátima Freire de (Coords.).Direito Civil: atualidades. Belo Horizonte: Del Rey, 2003.
TEPEDINO, Gustavo. Temas de Direito Civil. Rio de Janeiro: Renovar, 1999.