Justiça Militar, escabinato e acesso à Justiça justa

  • Fernando José Armando Ribeiro

Resumo

A temática do acesso à Justiça está diretamente ligada a construção e efetividade do Estado Democrático de Direito. Todavia, as dimensões estrutural, procedimental e material do acesso à Justiça seriam destituídas de sentido se não concebêssemos a possibilidade de acesso à uma Justiça justa. É que a ampliação do sistema formal de acesso a Justiça por si só seria insuficiente e gerador de números falaciosos se o Judiciário não se estruturar de forma a produzir decisões que se adequem efetivamente às situações de vida e à visão de mundo daqueles a que elas se destinam. A especialização de conhecimentos que do Judiciário se exige não deve ser apenas do conhecimento técnico-jurídico (dito “dogmático”) ou normativo. Mas exige-se também uma aproximação visceral com o mundo existencial do qual emergem os conflitos que será chamado a resolver.



A moderna hermenêutica nos ensina que o intérprete do Direito já acessa o texto normativo munido de certas possibilidades de sentido, das pré-compreensões que, longe de revelarem um subjetivismo ou relativismo na interpretação, situam-se como verdadeiras condições de possibilidade de toda compreensão. O caso concreto reflete uma nova situação na qual o intérprete tem que renovar a efetividade da norma. Tal efetividade não se consegue simplesmente com a busca de reconstrução da intenção original do legislador, mas da mais correta apropriação das pré-compreensões envolvidas no contexto de aplicação.



Considerando-se o círculo hermenêutico, o intérprete do Direito não retorna da fusão com o caso concreto ou com o texto normativo da mesma forma que nele entrou, pois seus pré-conceitos originais podem se consolidar, modificar, ou mesmo outros serem instaurados. Portanto, ante o círculo hermenêutico tem-se um melhor intérprete do Direito. E melhor intérprete, em termos gadamerianos, remete à metáfora de amplitude na qual quanto mais descrições estiverem disponíveis e quanto maior a integração entre elas, melhor a compreensão do intérprete em relação ao objeto identificado por qualquer das descrições. A prática dos julgamentos na Justiça Militar (Federal e Estadual) tem demonstrado a grande importância das pré-compreensões trazidas pelos juízes militares, advindas de sua vasta experiência na caserna. Deixar que o militar seja julgado por pares não é dar-lhe tratamento privilegiado, mas garantia de ordem, de correção e de justiça. Sobretudo se considerarmos que na estrutura do escabinato brasileiro, do julgamento também tomarão parte juízes civis, dotados de comprovada experiência e conhecimento jurídico.


Referências bibliográficas:


ALVES, José Carlos Moreira. A Justiça Militar da União, pelo seu novo presidente. Direito Militar – Revista da Associação dos Magistrados das Justiças Militares Estaduais – AMAJME, Florianópolis, n. 13, 1998. 


ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1992. 


AQUINO, Tomás de. Suma teológica: a fé, a esperança a caridade, a prudência: volume 5. São Paulo: Loyola, 2004. 


ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. 2. ed. Bauru/SP: Edipro, 2007. 


BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Habeas corpus n. 103.684/DF. Relator: Min. Ayres Britto. Brasília, acórdão de 12 de abril 2011. Diário da Justiça, Brasília, 13 de abril de 2011. 


CAPPELLETTI, Mauro; GARTH, Bryant. Acesso à Justiça. Porto Alegre: SAFE, 2002. 


COMPARATO, Fábio Konder. A afirmação histórica dos direitos humanos. São Paulo: Saraiva, 1999. 


FILOCRE, Laurentino de Andrade. Justiça Militar estadual: proposta para a Constituinte. In: POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS.  Polícia Militar e Constituição: visão de estadistas, políticos, juristas e profissionais de segurança pública. Belo Horizonte: 1987, p. 83-94. 


GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método. Trad. Flávio Paulo Meurer. 3. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 1997. 


GADAMER, Hans-Georg. O Problema da Consciência Histórica. Org. Pierce Fruchon. Trad. Paulo César Duque Estrada. 2. ed. Rio de Janeiro/RJ: FGV, 2003. 


GADELHA, Patrícia. Entendendo a competência e a importância da Justiça Militar da União. In: <http://www.boletimjuridico.com.br/doutrina/texto.asp?id=1102>. Acessado em: 26 de abr. 2013. 


GONÇALVES, Aroldo Plínio. Técnica processual e teoria do processo. Rio de Janeiro: Aide, 1992. 


GÜNTER, Klaus. Justificação e aplicação universalistas da norma no direito e na moral. Tradução de  José Emílio Medauar Ommati. [S.l.] 2003.Mimeografado. 


GÜNTER, Klaus. Teoria da argumentação no direito e na moral: justificação e aplicação. São Paulo: Landy, 2004.


 HABERMAS, Jürgen. Between facts and norms: contributions to a discourse theory of law and democracy. Boston: The Massachussets Institute of Technology Press, 1999. 


HEIDEGGER, Martin. Sobre o Humanismo. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Rio de Janeiro/RJ: Tempo Brasileiro, 1967. 


HEIDEGGER, Martin. Ser y Tiempo. Trad. Jorge Eduardo Rivera Cruchaga. Santiago: Editorial Universitária, 1997. 


PERTENCE, José Paulo Sepúlveda. Um poder independente – discurso de posse como presidente do STF. Brasília: AMB, 1995. 


RIBEIRO, Fernando Armando. Conflitos no Estado Constitucional Democrático. Belo Horizonte: Mandamentos, 2004. 


ROCHA, Maria Elizabeth Guimarães Teixeira. A justiça militar da União da Constituição de 1988. In: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=8796>. Acessado em: 27 de fev. de 2013. 


SALGADO, Joaquim Carlos. A idéia de justiça em Kant. Belo Horizonte: UFMG, 1995. 


SANTOS, Celso Rodrigo Lima dos. Tribunal do júri e escabinato da justiça militar brasileira: duas faces da mesma moeda.  In: <http://jus.com.br/revista/texto/23491/tribunal-do-juri-e-escabinato>. Acessado em: 08 de abr. de 2013 


SOUZA CRUZ, Álvaro Ricardo de.  Habermas e o Direito brasileiro. Rio de Janeiro, RJ: Lumens Juris, 2006. 


SOUZA CRUZ, Álvaro Ricardo de. Processo Constitucional e a Efetividade dos Direitos Fundamentais. In: Hermenêutica e Jurisdição Constitucional. Coord. José Adécio Leite Sampaio e Álvaro Ricardo de Souza Cruz. Belo Horizonte/MG: Del Rey, 2001. 


STRECK, Lênio. As razões pelas quais o Estado não pode se "acadelar”. Consultor Jurídico, 2012. In: <http://www.conjur.com.br/2012-nov-13/lenio-streck-razoes-pelas-quais-estado-nao-acadelar>. Acessado em: 13 de nov.  de 2012.

Publicado
Ago 7, 2019
##submission.howToCite##
ARMANDO RIBEIRO, Fernando José. Justiça Militar, escabinato e acesso à Justiça justa. Revista Amagis Jurídica, [S.l.], n. 9, p. 73-94, ago. 2019. ISSN 2674-8908. Disponível em: <https://revista.amagis.com.br/index.php/amagis-juridica/article/view/124>. Acesso em: 28 abr. 2024.
Seção
Artigos