Pensão Alimentícia

Breves Reflexões Sobre Questões Polêmicas

  • Eduardo de Oliveira Leite

Resumo

As questões vinculadas ao Direito de Família quase sempre se caracterizam pela complexidade e, consequente dificuldade, porque não se limitam ao mero campo legal. Leia-se, não se resolvem invocando puro e simplesmente a legislação pertinente e a doutrina ou a jurisprudência, porque adentram, quer se queira quer não, no terreno movediço e subjetivo dos sentimentos. E este ambiente nem sempre é pautado pelo bom senso e razoabilidade, como se espera dos seres humanos. Na maioria das vezes, é a paixão que se sobrepõe à razão em manifesto (e indesejado) prejuízo aos atores que recorrem ao Poder Judiciário para regularizar sua contendas.


Se até recentemente, a Ciência Jurídica fazia questão de afirmar que elementos psicológicos não deviam interferir no poder de decisão dos Juízes, por considerarem esta participação uma invasão espúria em área meta jurídica – portanto, alheia ao jurídico – a tendência mais moderna, quer de ordem legislativa, quer doutrinária e (com alguma dificuldade) quer jurisprudencial, tem não só reconhecido, mas o que é mais importante, tem endossado a necessária ocorrência da interdisciplinaridade para solucionar (de modo justo e não meramente legal) os complexos problemas familiares.

Publicado
Jan 25, 2024
##submission.howToCite##
LEITE, Eduardo de Oliveira. Pensão Alimentícia. Revista Amagis Jurídica, [S.l.], v. 14, n. 3, p. 99-142, jan. 2024. ISSN 2674-8908. Disponível em: <https://revista.amagis.com.br/index.php/amagis-juridica/article/view/326>. Acesso em: 27 abr. 2024.
Seção
Artigos